
Perguntas sobre Terapia
Tem alguma pergunta que gostaria de fazer? Quando se trata de saúde mental, não há pergunta errada e todas as dúvidas são pertinentes. Abaixo estão minhas respostas às perguntas mais comuns. Caso não encontre o que procura, não hesite em clicar nesse botão que aparece aqui embaixo, será um prazer lhe responder.
O que é Terapia (psicoterapia)?
É a utilização de técnicas científicas que auxiliam no autoconhecimento e na resolução de problemas. Há várias técnicas que chamamos abordagens ou linhas terapêuticas, como Psicanálise, TCC, Terapia Cognitiva, Terapia Humanista e muitas outras. Ao decidir iniciar uma terapia, informe-se antes sobre cada linha de atendimento e converse com profissionais das distintas abordagens. E o mais importante, experimente!
Por quanto tempo farei terapia?
Não existe um tempo determinado, cada caso deve ser avaliado separadamente. Definido o objetivo da terapia, após as primeiras sessões (avaliação do caso), eu e meu cliente firmamos um contrato verbal, que reavaliamos a cada período de tempo.
Quando a pessoa deve procurar uma Psicóloga?
A busca do autoconhecimento é um bom motivo para terapia, contudo, há situações onde o sofrimento emocional leva a pessoa a se sentir desconectada de si mesma, dos outros e do ambiente; são exemplos, luto, separação, relacionamentos tóxicos, demissão, mudança de carreira, cidade ou país, entre outros. Penso que um bom sinalizador sobre a procura por terapia é quando a pessoa percebe que há situações que se repetem e que, sozinha, não consegue "sair do lugar".
Como a Terapia pode me ajudar?
Geralmente, uma pessoa busca terapia para resolver alguma questão emocional, algo que a impede de ser, fazer ou atingir algum objetivo, assim, a psicoterapia pode auxiliar no acesso ao que provoca essa frustração e na busca pela mudança.
Qual a duração de uma sessão? E precisa ser semanal?
Em geral, de 50 minutos a 1 hora para a terapia individual com adultos e 1h e 30 min a terapia de casal e família, havendo especificidades em algumas abordagens. Quanto à frequência, principalmente quando a pessoa começa a fazer terapia, sugere-se encontros semanais; contudo, a experiência me mostrou que não há uma regra pré-estabelecida para essa questão.
Como funciona o sigilo das informações?
Conforme estabelecido pelo Código de Ética Profissional (Resolução CFP nº 010/2005), as informações e conteúdos decorrentes dos atendimentos são de caráter sigiloso.
Tem convênio com Planos de Saúde? Aceita o meu convênio?
Sim, Tribunal de Justiça Federal de Primeiro Grau- Seção Judiciária do RS ( SJRS)
Caso esse não seja o seu convênio, tenho uma ótima notícia, pois, o reembolso das consultas ou sessões com Psicólogo é reconhecido pela LEI Nº 9.656/98 e Resolução Normativa – RN 465 de 24 de fevereiro de 2021.
Quer dizer que essa Resolução me permite escolher profissionais não credenciados no meu plano de saúde?
Exatamente, a LEI Nº 9.656/98 e Resolução Normativa – RN 465 de 24 de fevereiro de 2021, asseguram o reembolso das consultas ou sessões com Psicólogo, ou seja, você pode escolher o profissional que desejar, sem influência ou limitação por parte do plano de saúde. Entretanto, cada convênio possui uma tabela de reembolso fixa para cada plano, que deve ser disponibilizada ao usuário. Dependendo do valor que será cobrado pelo seu psicólogo, o valor reembolsado poderá ser uma porcentagem ou mesmo o valor total.
É possível fazer terapia on-line?
Sim, a terapia on-line foi regulamentada em 2012 e alterada pela Resolução nº 11/2018, exigindo que o profissional esteja cadastrado no e-Psi, do Conselho Federal de Psicologia. Além de ser bastante conveniente pela comodidade, é a modalidade perfeita para brasileiros que vivem no exterior e desejam um profissional de sua mesma cultura. Pode também, ser um estímulo para o tratamento de pessoas com dificuldades em estabelecer contato social e muito eficaz se todas as orientações forem rigorosamente seguidas. O grande diferencial do on-line é a possibilidade de escolher profissionais de qualquer localidade.