Eu, TDAH?
- Márcia Martins Guerra
- 17 de jun. de 2024
- 3 min de leitura
Você tem muita dificuldade em “planejar” qualquer coisa? E quando planeja, não tem paciência ou tesão para colocar em prática?

O projeto que deveria estar concluído, mal começou?
Suas finanças estão desorganizadas?
Esquece compromissos e datas importantes?
Perde a paciência com muita frequência e antes de outras pessoas?
Não consegue manter relacionamentos?
Inclusive, já experimentou muitas estratégias que funcionaram por algum tempo, mas, que acabaram se tornando mais um problema... Exaustos e perdidos buscamos ajuda profissional. De acordo com a American Psychiatric Association (2022), há uma prevalência mundial em adultos de cerca de 2,5% . No Brasil, os dados ainda são mais difusos, porém estima-se que segue o mesmo padrão da prevalência mundial. Então, seria essa a explicação para tanta frustração? Muitos de nós, gostaríamos que sim, não é mesmo? Pois, finalmente encontraríamos alívio, uma explicação...
O que é TDAH?
Um transtorno do neurodesenvolvimento no qual há prejuízos relacionados à desatenção, desinibição, desregulação, impulsividade e hiperatividade. Em adultos os sintomas e o perfil cognitivo variam muito e podem vir mascarados e acompanhados de comorbidades que dificultam o diagnóstico, principalmente em mulheres. Geralmente, os sintomas correspondem a excesso de atividades, términos prematuros de relacionamentos, problemas de humor, abuso de substâncias, direção impulsiva de veículos, dificuldade em manter empregos, dificuldade de planejamento, organização, constantes esquecimentos e não recordação de leituras recentes.
Diagnóstico:
O TDAH é um transtorno psiquiátrico comum na população adulta que frequentemente não é reconhecido, subdiagnosticado e subtratado.aComo não existem marcadores biológicos ou de imagem que indiquem o transtorno, apenas a observação ou a presença dos sintomas listados nos critérios do DSM V (Diagnostic and Statistical Manual, 5th edition – Text Revision) é suficiente para o diagnóstico, contudo, é importante que a avaliação seja multiprofissional, por exemplo, que envolva um psiquiatra/neurologista e um neuropsicólogo, pois possibilita a identificação de pontos fortes, muito relevantes para o sucesso do tratamento.
Tratamento:
O tratamento mais eficaz é a combinação entre medicamento e terapia, especialmente a terapia cognitivo-comportamental. Os medicamentos de primeira escolha utilizados no tratamento do TDAH são os psicoestimulantes como o metilfenidato (Ritalina), e o Lis-dexanfetamina (Venvanse). Vidências clínicas sugerem que o tratamento precoce com canabidiol pode ser uma terapia promissora para transtornos do neurodesenvolvimento, incluindo transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (convém realçar, ainda, que a pesquisa nesta área permanece limitadas e os resultados inconsistentes).
A terapia cognitivo-comportamental inclui treinamento de habilidades sociais, organização da rotina e estratégias de resolução de problemas e de regulação emocional, entre outros, enfatizando e potencializando os pontos fortes, interesses e motivações.
Brasil e TDAH
Existe a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), que divulga informações sobre o diagnóstico, avaliação e tratamento do transtorno. Além disso, um projeto de lei foi aprovado em 2021 que garante ao estudante com TDAH ou transtorno de aprendizagem assistência durante as aulas e no ano seguinte. A portaria Nº 14 de 29 de julho de 2022 aprova o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (Portaria nº 14/2022).
Eu, TDAH? Faça o teste no link abaixo (esse teste não determina a presença do transtorno, apenas serve de indicativo).
Silveira, M. M. P. S., Lobo, B. O. M., & Neufeld, C. B. 2024 (MAI, 2024) TDAH em adultos: processo de avaliação, diagnóstico e tratamento. Blog da Artmed.
Rodrigues, N., Lima, S. 2021. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade em adultos: uma revisão bibliográfica
Guimarães, E., Nascimento, L., Guimarães, M., Ferreira, L., Capatti, L. , Vieira, D., Rodrigues, I. O papel da cannabis medicinal no tratamento do transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH):revisão integrativa de literatura. Revista Contemporânea, v. 3, n. 9, 2023