Ninguém escolhe por você, nem mesmo seu plano de saúde...
- Márcia Martins Guerra
- 28 de mar. de 2024
- 2 min de leitura
Durante muito tempo, apesar de nos sentirmos seguros por possuirmos planos de saúde, uma coisa era certa, teríamos que escolher, apenas profissionais credenciados em nossos planos. Com o passar dos anos, o número de profissionais capacitados aumentou, mas os credenciamentos não cresceram na mesma proporção. Isso, gerou uma certa limitação, pois novos profissionais não eram aceitos. Em 2015, a resolução resolução nº 387 da Agência Nacional de Saúde (ANS), determinou ser "direito garantido por lei", o pedido de reembolso de atendimento psicológico. Essa resolução garante o poder de decisão na escolha do psicólogo para pessoas que possuem planos de saúde. Para que isso aconteça é necessário que o profissional, no caso a psicóloga forneça recibo ou nota fiscal, com todos os dados e valor das consultas. Talvez, ainda tenha dúvidas de como proceder, então, abaixo, lhe informaremos a sequência de passos para a solicitação de reembolso. Só não esqueça, você tem o direito de ter o valor reembolsado, a operadora do plano de saúde, não está lhe fazendo nenhum favor.
Passo a passo:
1º Descobrir o valor do reembolso de psicoterapia do seu plano de saúde:
Para descobrir essa informação você precisa entrar em contato com o seu corretor ou operadora de saúde e perguntar o valor de reembolso para consultas de psicoterapia, além de se informar sobre quais os procedimentos para fazer a entrega dos recibos/notas fiscais e receber o reembolso.
Não se preocupe, os convênios são obrigados a informar esses valores e procedimentos. Lembre-se de anotar essas informações para não ter problemas durante o pedido de reembolso.
2º Encaminhamento médico:
A maioria dos planos de saúde solicitam um encaminhamento de um médico para fazer o reembolso. Para conseguir isso basta marcar uma consulta com um médico de sua preferência e solicitar o encaminhamento médico para sessões de psicoterapia.
Um clínico geral ou mesmo um psiquiatra podem fazer esse encaminhamento. No entanto, é importante que este documento seja datado, possuir um CID e ser carimbado com o CRM do médico.
Este procedimento é simples e rápido. Os médicos já estão acostumados a fornecer esses encaminhamentos.
3º Marque sua consulta com um psicóloga:
Para marcar sua consulta basta apenas me chamar via Whatsapp
4º Solicitar o recibo com a psicóloga:
Solicite o recibo com carimbo para o psicólogo, o recibo será encaminhada no seu e-mail após as sessões.
5º Pedido de reembolso:
Após receber a nota fiscal de sua consulta, encaminhe para a operadora de saúde e logo você receberá o reembolso do valor informado por eles.
Lembrando que é de responsabilidade do paciente enviar as notas para o convênio assim com saber exatamente os valores a serem reembolsados e procedimentos de entrega dos documentos.